Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Acta Scientiae?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A Acta Scientiae publica a produção científica e acadêmica na área de Ensino de Ciências e matemática, bem como o debate relacionado com a questão educativa em diálogo com outras áreas.

2. Os trabalhos encaminhados à publicação devem ser inéditos (não foram publicados anteriormente, exceto como preprints em repositórios, tais como arXiv, ResearchGate, SSRN, etc.) e softwares anti-plágio são utilizados para verificação. Também não devem estar sendo submetidos simultaneamente para outra publicação, tanto em meios impressos como eletrônicos, nem se trata de um de vários manuscritos semelhantes e/ou pouco relevantes, com base na mesma pesquisa ("fatiamento salame" de publicações). No entanto, a Acta Scientiae reserva-se o direito de não publicar mais de um artigo de um mesmo autor e/ou coautor por edição (volume).

3. A Acta Scientiae publica trabalhos em língua portuguesa, espanhola e inglesa. A Acta não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão. A partir de 2019, a Acta passou a ser publicada em inglês e, com isso, todos os artigos que forem submetidos, caso aceitos, terão de ter uma versão para inglês (revisão, no caso de o trabalho já ter sido enviado em inglês) dele, necessariamente feita pela equipe externa de tradutores já credenciada pela Acta, com os autores arcando com os custos desse trabalho, a ser pago diretamente ao tradutor, para ser publicada conjuntamente. Também será cobrada uma taxa de R$100,00 para registro do DOI (Digital Object Identifier) junto à CrossRef. Além disso, a Acta passou a dar prioridade de publicação aos trabalhos resultantes de pesquisas em parceria internacional.

4. Quanto à modalidade, a Acta Scientiae publica:

  • Artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com 'estados da arte', metodologia e pergunta de pesquisa explícitas (tanto para trabalhos de pesquisa empírica quanto para teórica) e que resultem em contribuição internacionalmente relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática ('ensaios', 'projetos, 'propostas', 'sequências didáticas', 'revisões de literatura', 'estados do conhecimento', 'relatos de experiência' e assemelhados não são aceitos);
  • Resenhas de caráter crítico de obras relativas a essa área (Teses e livros), desde que aportem novos conhecimentos além do simples resumo da obra.
  • NOTA: Artigos derivados de trabalhos apresentados em eventos científicos, mesmo que publicados em forma de resumo ou resumo estendido nos respectivos anais, podem ser submetidos, desde que constituam uma versão mais completa, revisada e mais detalhada do que a apresentada nos eventos. A informação de que uma versão preliminar foi apresentada e publicada em anais de congresso deve ser incluída. No entanto, o fato de ter sido apresentado em evento científico não garante que o artigo será necessariamente aprovado.

5. PUBLICAÇÃO
5.1 A Acta Scientiae procede à avaliação pela modalidade revisão por pares duplo-cego (double-blind peer review) em duas etapas: inicialmente é designado um editor, o qual avalia o trabalho recebido é avaliado quanto à sua adequação à linha editorial da revista e seu potencial para publicação; caso aprovado, ele é anonimizado e submetido a um processo, coordenado pelo editor, de revisão por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho. Em caso de discordância entre seus pareceres, o trabalho é encaminhado para um terceiro parecerista para o desempate. Este processo pode resultar em uma de três situações: a) aceitação do trabalho sem modificações; b) devolução aos autores, com sugestões de modificação; c) recusa do trabalho. O Conselho Editorial detém o poder da decisão final. Os autores podem acompanhar pela plataforma todos os passos do processo de avaliação e preparação dos trabalhos.

5.2 Os autores serão comunicados, através de correspondência eletrônica, da aceitação ou recusa de seus artigos. A Comissão Editorial não se responsabiliza pela revisão ortográfica, linguística e bibliográfica do trabalho. No entanto, a alta qualidade dos idiomas utilizados nos textos é quesito para a aprovação do trabalho, sendo de responsabilidade do autor as revisões necessárias.

5.3 Havendo necessidade de alteração quanto ao conteúdo do texto, será sugerido ao autor que a faça e devolva no prazo estabelecido; a falta de cumprimento desse item pode ocasionar a não publicação do artigo.

5.4 As datas de submissão e de aceite são publicadas em cada artigo.

5.5 As opiniões emitidas nos trabalhos são de responsabilidade de seus autores.

6. SUBMISSÃO
6.1 Não há prazo determinado para o envio de trabalhos. A partir de setembro de 2019, o fluxo de publicação onine dos artigos passou a ser contínuo, reduzindo o tempo para que os resultados de suas pesquisas científicas sejam divulgados à comunidade de pesquisa. No entanto, o trabalho aparecerá publica na edição sem os correspondentes arquivos .pdf até que o processo de edição seja concluído.

6.2 Os trabalhos devem ser submetidos pelo site da Acta Scientiae na internet, no URL http://periodicos.ulbra.br/index.php/acta. Os dados de identificação do(s) autor(es) devem ser digitados nos campos apropriados da submissão, incluindo nome completo, nome e endereço da instituição (incluindo cidade, estado e país) e ORCID. O ORCID iD dos autores pode ser pesuisado facilmente na página ORCID. Caso algum autor ainda não tenha seu ORCID ID, ele pode ser criado em segundos nesta página. Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas para títulos de artigos, palavras-chave, nomes de pessoas ou instituições, etc. 

6.3 A autoria do artigo submetido deve ser limitada exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção, o projeto, a execução ou a interpretação do estudo relatado (vide o Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação). Outras pessoas que tenham participado apenas em certos aspectos do projeto de investigação devem ser reconhecidas no texto apenas como colaboradores/as. A contribuição de cada autor deve ser indicada em uma nota no final do texto (vide a seção Declarações de Contribuições dos Autores abaixo).

7. APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

7.1 A Acta adota as normas da APA (American Psychological Association) 7ª ed. 

7.2 Os trabalhos enviados devem ser salvos em arquivo Windows Word ou RTF, rigorosamente de acordo com o template disponível aqui. 

7.3 O texto dos artigos deve ter de 7.000 a não muito mais que 9.000 palavras, excluindo as referências, mas incluindo apêndices e anexos. O texto de resenhas não deverá ir além de 10 laudas.

7.3.1 Declarações de Contribuições dos Autores:A contribuição de cada autor para o desenvolvimento do estudo deve ser indicada em uma nota de um parágrafo no final do texto. (Ver template)

7.3.2 Declaração de Disponibilidade de Dados: Uma declaração de disponibilidade de dados deve ser indicada em uma nota de um parágrafo no final do texto para sinalizar onde os dados associados a um documento estão disponíveis e sob quais condições (licenças) os dados podem ser acessados, incluindo links (quando aplicável) para o conjunto de dados. Consulte os modelos da Declaração de Disponibilidade de Dados indicados pela Acta Scientiae e inclua a declaração mais apropriada para a forma de disponibilidade escolhida.

7.3.3 Aprovação por conselho de Ética: Em caso de artigo que publique resultados de pesquisas feitas com seres humanos, é indispensável incluir no texto as informações referentes à devida aprovação por conselhos independentes de revisão ética adequados (No Brasil, Sistema CEP/Conep, com identificação do CEP e nº do parecer) e anexar a prova da aprovação de ética (parecer do Sistema CEP/Conep, no caso do Brasil) em versão PDF como documento suplementar. No caso não ter havido aprovação por Comitê de Ética, é necessário que seja incluindo um parágrafo ou nota de rodapé na seção de Metodologia

  •  informando se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi assinado,
  •  justificando o motivo de não ter sido solicitada prévia avaliação ética pelos conselhos adequados do projeto de pesquisa de que o presente trabalho decorre e assumindo e
  •  eximindo explicitamente a Acta Scientiae, quaisquer consequências daí decorrentes, incluindo a plena assistência e eventual ressarcimento a qualquer dano resultante a quaisquer dos participantes da pesquisa, de acordo com a Resolução nº510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde do Brasil.

 

Atualizado em 16 de março de 2022.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista, nem se trata de um de vários manuscritos semelhantes e/ou pouco relevantes, com base na mesma pesquisa ("fatiamento salame" de publicações). Artigos derivados de trabalhos apresentados em eventos científicos, mesmo que publicados em forma de resumo ou resumo estendido nos respectivos anais, podem ser submetidos, desde que constituam uma versão mais completa, revisada e mais detalhada do que a apresentada nos eventos. A informação de que uma versão preliminar foi apresentada e publicada em anais de congresso deve ser incluída no texto e também em "Comentários ao editor". No entanto, o fato de ter sido apresentado em congresso não significa que o artigo será necessariamente aprovado.
  2. O trabalho se enquadra em uma das seguintes categorias:
    • Artigo de pesquisa científica, devidamente embasado nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com 'estados da arte', metodologia e pergunta de pesquisa explícitas (tanto para trabalhos de pesquisa empírica quanto para teórica) e que resultem em contribuição internacionalmente relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática ('ensaios', 'projetos, 'propostas', 'revisões de literatura', 'estados do conhecimento', 'sequências didáticas', 'relatos de experiência' e assemelhados não são aceitos);
    • Resenha crítica de obras relativas a essa área, tais como teses e livros.
  3. Em caso de artigo que publique resultados de pesquisas feitas com seres humanos, foram incluídas no texto as informações referentes à devida aprovação por conselhos independentes de revisão ética adequados (No Brasil, Sistema CEP/Conep, com identificação do CEP e nº do parecer) e a prova da aprovação de ética (parecer do Sistema CEP/Conep, no caso do Brasil) foi incluída em versão PDF como documento suplementar. No caso não ter havido aprovação por Comitê de Ética, é necessário que seja incluindo um parágrafo ou nota de rodapé na seção de Metodologia
    - informando se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi assinado,
    - justificando o motivo de não ter sido solicitada prévia avaliação ética pelos conselhos adequados do projeto de pesquisa de que o presente trabalho decorre e assumindo e
    - eximindo explicitamente a Acta Scientiae, quaisquer consequências daí decorrentes, incluindo a plena assistência e eventual ressarcimento a qualquer dano resultante a quaisquer dos participantes da pesquisa, de acordo com a Resolução nº510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde do Brasil.

  4. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, tendo de 7.000 a não muito mais que 9.000 palavras, excluindo as referências, mas incluindo apêndices e anexos..
  5. URLs ativas para as referências foram informadas, quando possível.
  6. O texto segue rigorosamente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores. Acesse template disponível aqui. A não conformidade com as referidas diretrizes sujeita o trabalho a sua sumária rejeição.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega pelos pares foram seguidas, especialmente quanto à não identificação dos autores.
  8. Todos os autores listados no artigo foram incluídos na submissão, com todos seus dados completos, incluindo: nome completo, ORCID iD, link para o CV Lattes (no caso de brasileiros) ou para páginas institucionais de perfil do corpo docente (no caso de estrangeiros), Instituição, País e Resumo da Biografia. Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas.
  9. Todos os autores listados contribuíram de forma significativa para a concepção, o projeto, a execução ou a interpretação do estudo relatado. A contribuição de cada autor deve ser indicada, em nota ao final do texto (vide template). Outras pessoas que tenham participado apenas em certos aspectos do projeto de investigação devem ser reconhecidas no texto apenas como colaboradores/as (vide o Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação).
  10. Não há outras pessoas, além das constantes da lista de autores, que tenham contribuído de forma significativa para a concepção, o projeto, a execução ou a interpretação do estudo relatado (vide o Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação da Acta Scientiae).
  11. O texto está de acordo com o Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação da Acta Scientiae. A não conformidade com esse código sujeita o trabalho a sua sumária rejeição.
  12. No caso de trabalhos em língua espanhola ou inglesa, título, resumo e palavras-chave em Português foram incluídos. No caso de trabalhos em português, não inclua título, palavras-chave, nem resumo em inglês, pois eles serão produzidos durante o trabalho de tradução.
  13. Em caso de trabalhos decorrentes de atividades financiadas, integral ou parcialmente, por órgãos de fomento (CNPq, CAPES, Fapesp, etc.), o texto inclui explicitamente essa informação, numa seção Agradecimentos ao fim do trabalho, de acordo com a regulamentação própria do órgão financiador.

    Atualizado em 23 de abril de 2021.
 

Declaração de Direito Autoral

Com base no disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, AUTORIZO, COM EXCLUSIVIDADE, a publicação da presente obra no acervo da Biblioteca Digital da Universidade Luterana do Brasil, sediada na Av. Farroupilha, 8001, Canoas, Rio Grande do Sul, com registro de CNPJ 883325800001-65, bem como em outras bibliotecas digitais, nacionais e internacionais, consórcios e redes às quais a biblioteca da ULBRA possa vir a participar, sem ônus alusivo aos direitos autorais, a título de divulgação da produção científica.

A aceitação da matéria implica, também, na autorização e exclusividade de publicação para a Revista Acta Scientiae. Assegura-se à ULBRA o direito à divulgação da informação e os direitos autorais, na forma da Lei.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias.

Em outras palavras, os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo, em hipótese alguma, disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Atualizado em 24 de maio de 2019.