Conhecimentos Mobilizados por Um Professor de Matemática do Ensino Médio Durante suas Interações com o Livro Didático

Shirlei Paschoalin Furoni, Marcio Antonio Silva

Resumo


Este estudo investigou os conhecimentos mobilizados por um professor de Matemática do Ensino Médio durante suas interações com o livro didático em sua prática pedagógica. Para isso, utilizamos os construtos analíticos desenvolvidos por Brown (2002, 2009), os quais tratam dos graus de apropriação dos materiais curriculares, e as discussões sobre os tipos de conhecimento desenvolvidas por Shulman (1986). Os dados foram construídos à luz da perspectiva metodológica qualitativa, a partir de entrevistas, observações, filmagens e análise de vídeo das práticas de um professor de Matemática que atua no Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do município de Campo Grande, MS. Alguns dos resultados apontam que o docente, ao interagir com o livro didático, mobiliza os conhecimentos de que já dispõe.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Shirlei Paschoalin Furoni, Marcio Antonio Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.