Erros, Dificuldades e Obstáculos no Ensino e na Aprendizagem de Matemática: um levantamento de trabalhos em anais

Helena Noronha Cury

Resumo


Neste artigo, tem-se como objetivo realizar um levantamento de produções que abordam erros, dificuldades ou obstáculos no ensino ou na aprendizagem de Matemática, em anais de três congressos realizados no Brasil. Organizaram-se os dados em uma planilha, com informações sobre autor, título, evento, ano e ocorrência das palavras citadas. Também se procurou fazer uma classificação dos trabalhos segundo critérios de utilização dos dados. Os resultados, apresentados em quadros ou gráficos, mostram que há um aumento de produções brasileiras sobre erros, dificuldades ou obstáculos no ensino e na aprendizagem de Matemática e que esse levantamento pode auxiliar na busca de trabalhos específicos sobre o tema, para a realização de novas investigações, especialmente em cursos de mestrado ou doutorado da área de Ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Helena Noronha Cury

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.