Uma Tarefa Matemática e algumas Produções Escritas de Alunos: discussões e possibilidades para Professores que Ensinam Matemática

João Ricardo Viola dos Santos, Regina Luzia Corio de Buriasco, Pamela Emanueli Alves Ferreira

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar o enunciado de uma tarefa matemática e as produções escritas de alunos que resolveram esta tarefa. Em relação ao enunciado da tarefa, analisamos suas potencialidades, que demandas cognitivas ela podem oportunizar aos alunos. Em relação às produções escritas dos alunos, investigamos como eles resolvem a tarefa, quais suas estratégias, seus modos de lidar. Por meio de uma análise qualitativa de pesquisa, analisamos dois conjuntos de 42 produções escritas de alunos do 3º ano do Ensino Médio que resolveram a tarefa. São apresentados alguns resultados a respeito do enunciado da tarefa e uma caracterização de suas produções. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer as tarefas de matemática e potencializar sua utilização em um contexto de aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 João Ricardo Viola dos Santos, Regina Luzia Corio de Buriasco, Pamela Emanueli Alves Ferreira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.