Análise do Processo de Aprendizagem de Geometria de Estudantes do Programa de Iniciação Científica: perspectivas a partir da teoria dos registros semióticos

Luiz Augusto Richit, Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti

Resumo


O Programa de Iniciação Científica (em Matemática) – PIC que detalharemos neste artigo é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA aos estudantes que receberam medalha e/ou menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública. Entre os objetivos deste programa está o despertar a vocação científica do estudante por meio da participação deste em atividades de pesquisa ou tecnologia e estimular a criatividade através do contato com problemas interessantes da Matemática. É com base em atividades realizadas no PIC2012, desenvolvido em 2013, com estudantes do polo de Erechim, RS, que propomos algumas reflexões, acerca da aprendizagem da Geometria à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Para tanto, o artigo está organizado de forma que explicita o programa, aborda aspectos fundamentais da teoria que embasa a análise e, por fim, com um caráter investigativo e tomando por base a produção matemática dos estudantes, são realizadas reflexões sobre as formas de aquisição de conceitos matemáticos e os diferentes graus de domínio matemático em relação à utilização de diferentes registros de representação.


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