A Aproximação entre a História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Química em Análise: O Que Revelam Alguns Periódicos num Recorte Temporal de 10 Anos

Hemerson Henrique Fereira do Nascimento, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida

Resumo


O presente estudo buscou identificar tendências de aproximação entre a área de Ensino de Ciências, em particular, Química e a História e a Filosofia da Ciência (HFC) a partir de quatro periódicos disponíveis na literatura, a saber: Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Educación Química e Revista Virtual de Química. Para análise fez-se uso de categorias relacionadas com os aspectos pedagógicos das temáticas de pesquisa e com aspectos da HFC. Os resultados mostraram tendências com grande potencial em termos de desenvolvimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem, reformas curriculares, formação de professores e propostas de avaliação. Porém, foram encontrados poucos trabalhos dedicados à discussão sobre a inclusão da HFC nos currículos de Química em qualquer nível de ensino. As pesquisas em torno da formação docente têm caráter essencialmente teórico, embora seja possível encontrar propostas com uma natureza prática – estas são sempre muito eficazes, pelo que se descreve. São inúmeros os trabalhos com potencial metodológico de abordagem contextual, desde textos a propostas com indicações de aplicação e, da mesma forma, são numerosas as pesquisas em torno da evolução de conceitos químicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Hemerson Henrique Fereira do Nascimento, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.