A Aproximação entre a História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Química em Análise: O Que Revelam Alguns Periódicos num Recorte Temporal de 10 Anos

Hemerson Henrique Fereira do Nascimento, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida

Resumo


O presente estudo buscou identificar tendências de aproximação entre a área de Ensino de Ciências, em particular, Química e a História e a Filosofia da Ciência (HFC) a partir de quatro periódicos disponíveis na literatura, a saber: Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Educación Química e Revista Virtual de Química. Para análise fez-se uso de categorias relacionadas com os aspectos pedagógicos das temáticas de pesquisa e com aspectos da HFC. Os resultados mostraram tendências com grande potencial em termos de desenvolvimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem, reformas curriculares, formação de professores e propostas de avaliação. Porém, foram encontrados poucos trabalhos dedicados à discussão sobre a inclusão da HFC nos currículos de Química em qualquer nível de ensino. As pesquisas em torno da formação docente têm caráter essencialmente teórico, embora seja possível encontrar propostas com uma natureza prática – estas são sempre muito eficazes, pelo que se descreve. São inúmeros os trabalhos com potencial metodológico de abordagem contextual, desde textos a propostas com indicações de aplicação e, da mesma forma, são numerosas as pesquisas em torno da evolução de conceitos químicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Hemerson Henrique Fereira do Nascimento, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.