Quando Pesquisa e Prática Pedagógica Acontecem Simultaneamente no Ambiente de Modelagem Matemática: problematizando a dialética pesquisador|professor

Ilaine da Silva Campos, Jussara de Loiola Araújo

Resumo


Neste artigo, nosso objetivo é caracterizar o duplo papel, de pesquisadora e de professora, vivenciado por uma mesma pessoa ao realizar uma pesquisa em um ambiente de modelagem matemática, descrevendo o que denominamos “relação dialética pesquisador|professor”. Desempenhar esse duplo papel é uma prática recorrente na comunidade de modelagem, em que um número considerável de pesquisas tem como contexto uma prática pedagógica. Por meio de uma abordagem qualitativa, caracterizamos essa dialética como uma alternância entre momentos de ênfase no papel de pesquisadora e no de professora, mas de tal forma que, embora diferentes, ambos coexistam e dialoguem. Conjecturamos que as possibilidades que alguns pesquisadores encontram para desenvolver suas pesquisas sobre modelagem na educação matemática favorecem a dialética pesquisadora|professora. Por fim, consideramos que essa dialética potencializa nossas formações de pesquisadores|professores à medida que favorece a relação dialética entre teoria e prática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Ilaine da Silva Campos, Jussara de Loiola Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.