Quando Pesquisa e Prática Pedagógica Acontecem Simultaneamente no Ambiente de Modelagem Matemática: problematizando a dialética pesquisador|professor
Resumo
Neste artigo, nosso objetivo é caracterizar o duplo papel, de pesquisadora e de professora, vivenciado por uma mesma pessoa ao realizar uma pesquisa em um ambiente de modelagem matemática, descrevendo o que denominamos “relação dialética pesquisador|professor”. Desempenhar esse duplo papel é uma prática recorrente na comunidade de modelagem, em que um número considerável de pesquisas tem como contexto uma prática pedagógica. Por meio de uma abordagem qualitativa, caracterizamos essa dialética como uma alternância entre momentos de ênfase no papel de pesquisadora e no de professora, mas de tal forma que, embora diferentes, ambos coexistam e dialoguem. Conjecturamos que as possibilidades que alguns pesquisadores encontram para desenvolver suas pesquisas sobre modelagem na educação matemática favorecem a dialética pesquisadora|professora. Por fim, consideramos que essa dialética potencializa nossas formações de pesquisadores|professores à medida que favorece a relação dialética entre teoria e prática.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Ilaine da Silva Campos, Jussara de Loiola Araújo
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.