Saneamento básico: práticas educativas no ensino fundamental

Mariela Valduga, Rossano André Dal-Farra

Resumo


O saneamento básico é, atualmente, temática de crucial importância na contemporaneidade, ocupando o ponto central dos grandes debates relacionados ao trinômio: saúde, ambiente e sociedade. Por tais razões, a relevância de trabalhar com este tema na Educação Básica tem se constituído em desafio para os professores, sendo o objetivo deste estudo a realização de atividades voltadas à essa questão em uma escola participante do Projeto Observatório da Educação em Sapucaia do Sul/RS. Durante o ano de 2014 foram realizadas práticas educativas consistindo na coleta de dados por meio de produções textuais, questionários e do diário de bordo produzido pela docente a partir dos trabalhos em campo realizados com estudantes do nono ano. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo e evidenciaram a necessidade de ampliar as concepções dos estudantes em relação ao saneamento básico, tendo em vista que eles associam a expressão, preponderantemente, à questão do esgoto e da água, sem vinculá-la aos amplos domínios do conceito na atualidade, que inclui, o abastecimento de água, a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos de forma adequada à saúde pública e à proteção do meio ambiente.

Palavras-chave


saneamento básico, ensino de ciências, ensino fundamental

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