Formação de Professores Polivalentes para ensinar Matemática: reflexões a partir de uma ação implementada no Estado de São Paulo

Renata Rossi Fiorim Siqueira, Celia Maria Carolino Pires

Resumo


Neste artigo apresentamos reflexões a respeito de ações desenvolvidas no âmbito do Projeto "Educação Matemática nos Anos Iniciais" (EMAI), que envolveu cerca de 20.200 professores que atuam nos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo. Os dados foram coletados pela equipe que supervisiona as ações do Projeto, por meio de relatos e entrevistas com profissionais envolvidos ao longo do processo e também pelas respostas dadas por um grupo de 85 “Professores Coordenadores de Núcleos Pedagógicos” (PCNP) das 91 Diretorias Regionais de Ensino a um questionário elaborado pela assessoria do EMAI. O projeto tem como foco a articulação de ações de desenvolvimento curricular, formação de professores e avaliação, pilares fundamentais de políticas públicas que buscam consistência. A inovação, e também o grande desafio, é organizar as ações a partir das escolas com a constituição de grupos de estudo colaborativos de professores, auxiliados por materiais de apoio curricular que discutem trajetórias hipotéticas de aprendizagem. Os depoimentos de PCNP indicam que um importante avanço foi o de se buscar alternativas de formação do professor tendo como referência a sua prática cotidiana, o apoio de material para estudo e as possibilidades de participar de grupo de estudo colaborativo na escola.


Palavras-chave


Formação de Professores. Desenvolvimento Curricular. Educação Matemática.

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Direitos autorais 2016 Renata Rossi Fiorim Siqueira, Celia Maria Carolino Pires

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