Contribuições da Perspectiva Cultural para Currículos de Matemática

Gilberto Januario, Katia Lima, Célia Maria Carolino Pires

Resumo


No presente artigo temos por objetivo explorar as contribuições de Bishop (1999), Rico (1997) e D’Ambrosio (2005) sobre a importância de inserção nos currículos da perspectiva cultural, além de outras, entendendo-a como o reconhecimento dos saberes trazidos pelos alunos e a promoção da manifestação destes em situações de aula e propondo que o currículo deve possibilitar a aculturação e/ou enculturação da cultura matemática informal dos estudantes e da cultura formal da Matemática. Trata-se de pesquisa bibliográfica que procura elucidar concepções de Educação e de Matemática numa perspectiva cultural, de enculturação e aculturação e de currículo enculturador, com seus princípios e componentes.

Palavras-chave


Educação Matemática. Currículo de Matemática. Perspectiva Cultural. Enculturação Matemática.

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Direitos autorais 2017 Gilberto Januario, Katia Lima, Célia Maria Carolino Pires

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