Contextualização e Interdisciplinaridade nas provas do ENEM: analisando as Questões sobre os Vírus

Elenize Rangel Nicoletti, Lenira Maria Nunes Sepel

Resumo


Os vírus fazem parte dos conteúdos trabalhados durante o Ensino Médio onde e geralmente são trabalhados aspectos relacionados a saúde humana. No entanto, além da biologia - onde tradicionalmente é abordado - esse tema pode ser explorado em diferentes disciplinas, sob vários aspectos. Assim, objetivou-se nesse trabalho, analisar as questões que abordam a temática dos vírus nas provas do ENEM, quanto a contextualização e interdisciplinaridade. Foram analisadas todas as provas desde o ano de sua criação (1998-2014), totalizando 17 anos de avaliações. Constatou-se que a maioria das questões é interdisciplinar em seus enunciados, no entando, apenas uma delas exige conhecimento de mais de uma área do conhecimento para resolução. Ainda, identificamos que todas as questões sobre os vírus são contextualizadas, no entanto, em quase um terço delas o enunciado não é útil para a resolução. A maioria das questões que apresentam  conteúdos específicos de biologia abordam causas e sintomas de algumas doenças.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Contextualização. ENEM.

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