Ajustando um currículo de licenciatura em matemática em tempos de diretrizes curriculares para a formação de professores da educação básica

Mara Rejane Vieira Osório, Márcia Souza da Fonseca

Resumo


Este texto problematiza os impactos da reforma realizada pelo Curso de Licenciatura em Matemática (CLM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tendo em vista as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (DCNs). O estudo deriva da análise do Projeto Político Pedagógico, de entrevistas com professores e coordenador do curso. O foco teórico segue pistas dos estudos foucaultianos sobre governamentalidade. Por este viés, sugerimos pensar a formação inicial do professor como um problema de Estado e as DCNs como uma tecnologia de poder que busca atingir metas e governar condutas dentro de um quadro de prioridades e demandas internas e externas; ou seja, como tecnologia de poder, seus discursos criam e forjam demandas e desejos que tentam se tornar universalmente reconhecidos e legitimados no âmbito da sociedade. Argumentamos que, embora as políticas busquem universalizar as ações, as respostas locais dependem de um conjunto de fatores (cultura dos cursos, formação dos profissionais, envolvimento com a política, posição que ocupa a licenciatura, estrutura e gestão da instituição) que interferem na aplicação da política. No CLM, a dinâmica resultou numa política de ajustes para satisfazer a obrigação oficial: prevaleceram as práticas e estruturas tradicionais, não envolveu discussões coletivas e a parte mais ativa do processo foi um rearranjo na grade curricular, que priorizou o aumento dos saberes da prática em detrimento dos saberes teóricos.

 


Palavras-chave


Diretrizes Curriculares. Formação de Professores. Matemática

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