Alfabetização Ambiental como Indicador de Qualidade da Educação Ambiental - um Estudo Exploratório Feito em Estância Velha, RS, Brasil

Fernando Jaeger Soares, Antonio Batista Pereira

Resumo


Este trabalho objetivou construir um referencial teórico e experimental para a elaboração deinstrumentos de avaliação da Educação Ambiental. Nele são apresentados parte dos resultados dapesquisa realizada em outubro de 2002, com os professores da rede Municipal de Ensino Fundamentalde Estância Velha, RS. Buscando reunir dados para aferição do nível de Alfabetização Ambientaldessa população foi construído um questionário com 6 partes, incluindo perguntas abertas, fechadas,semi-abertas e uma escala de atitudes Likert, o qual foi adaptado a partir da bibliografia. 252questionários foram distribuídos, dos quais 65 (>25%) retornaram respondidos integralmente. Daobservação direta dos dados obtidos sem análises estatísticas foi possível constatar uma variaçãoexpressiva nas respostas dos professores estudados, indicando variação no nível de AlfabetizaçãoAmbiental. Além disso, os resultados obtidos nessa pesquisa apontam sutilmente para uma relaçãoentre o conhecimento de ecologia e um comportamento ambientalmente responsável, sugerindoque a abordagem avaliativa empregada pode contribuir para a construção de um indicadorsocioambiental eficiente.

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eISSN: 2178-7727

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