A utilização de jogos para a abordagem dos conceitos de física no Ensino Médio / The use of cards game to abordage the subjects of college physics

Luiz Sílvio Scartazzini Luiz Sílvio Scartazzini, Jorge Tadeu Vargas da Silva, Renato de Ávila Cônsul

Resumo


É apresentada uma estratégia de ensino que utiliza as cartas do baralho de Super Trunfocomo forma de motivar o interesse para a revisão dos conteúdos de mecânica. O professor de físicado Ensino Médio, com as cartas deste baralho, pode mostrar a aplicabilidade do conteúdo demecânica para identificar o peso dos veículos e discutir a forma de apresentação da propaganda dofabricante, com respeito à potência divulgada. Esta prática serve também para mostrar a aplicabilidadedeste conteúdo.

A new approach to stimulate the attention to mechanical principles is devised with the use ofcards game “Super Trunfo”. The college teacher in Physics may use this cards game to calculate theweight of cars and discuss the manner used by the automakers to advertise the power of the vehicles.This may also be used to show the applicability of this subject.


Texto completo:

PDF () PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Luiz Sílvio Scartazzini Luiz Sílvio Scartazzini, Jorge Tadeu Vargas da Silva, Renato de Ávila Cônsul

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.