Contribuições do PIBID para a Formação de Professores: um Olhar Sobre uma Oficina com a Temática “Sexualidade”
Resumo
É urgente priorizar um currículo que oportunize espaços para a formação inicial de qualidade. Por isso dá-se destaque para parcerias entre universidades e escolas na promoção de intercâmbios nos quais futuros docentes e professores já atuantes reflitam a respeito de seu lugar no mundo, para, assim, se reconhecerem como orientadores na construção do conhecimento, podendo conhecer a realidade das escolas. Nesse contexto surgiu o PIBID, um Programa que incentiva os licenciandos a reconhecerem na contextualização caminhos válidos para a aprendizagem para e na formação cidadã. Nessa via, este trabalho ocorreu no contexto de um subprojeto do PIBID Ciências Biológicas em uma escola pública estadual em Santo Ângelo/RS. Visa tecer contribuições do Programa para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas, ressaltando a importância da problematização de temas relevantes para os alunos da educação básica. Essa consideração é importante para os processos de ensino e aprendizagem e para a formação docente, sendo que o presente trabalho também destaca as contribuições do Programa para a formação continuada dos professores da escola. O período de realização das atividades empreendeu os meses de abril a julho de 2015 quando ocorreram oficinas com a temática “sexualidade”. A aproximação dos bolsistas com a realidade da escola contribuiu para que esses futuros docentes tivessem ciência da importância que há no envolvimento do professor com o contexto social dos educandos, pois refletir a práxis é uma necessidade inerente ao trabalho do educador, sendo que o mesmo precisa colocar-se à disposição das críticas para construir práticas pedagógicas que proporcionem aprendizagens com significados, trazendo inovação das práticas pedagógicas por meio da troca de experiências.
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eISSN: 2178-7727
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