Currículo de Matemática: uma análise no município de Marechal Cândido Rondon no núcleo de Toledo do estado do Paraná

Sandra Berndt, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Este trabalho foi realizado no município de Marechal Cândido Rondon, no estado do Paraná,nas escolas e colégios estaduais de Ensino Fundamental. Especificou-se primeiro, o público alvo dapesquisa, já que o município está inserido no Núcleo Regional de Toledo. Em seguida, houve aexplanação dos diferentes conceitos de currículo e sua evolução em âmbito nacional e estadual,junto com seus elementos, envolvendo a área específica de Matemática. Passou-se, então, a umaanálise documental do currículo das instituições estaduais de Ensino Fundamental do município, emespecífico a relacionada aos projetos políticos pedagógicos de Matemática, onde se percebeu asemelhança dos mesmos, fato que ocorre, porque o governo do estado apóia encontros das instituiçõesao formular os projetos. A formulação é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sendoque a última aconteceu no ano de 2000. Depois, foram realizadas alterações para se ajustar ocurrículo a cada instituição até 2006 quando deverá estar pronto o novo currículo do Paraná.

This work was accomplished in the municipal district of Marechal Cândido Rondon, in thestate of Paraná, at the municipal and state schools with Fundamental Teaching. It was first specifiedthe target public of the research, since the municipal district is inserted in the Regional Nucleus ofToledo. Then, there was the explanation of the different curriculum concepts and their elements,involving the specific area of Mathematics. Then, it was passed on to a documental analysis of thecurriculum of the state institutions of Fundamental Teaching of the municipal district, in specific, theone related to the pedagogic political projects of Mathematics, where it was noticed the similarity of them, which happens because the government of the state supports encounters of the institutionswhen formulating the projects. The formulation is based on the National Curricular Parameters, andthe last one happened in the year of 2000. After that, alterations were made to adjust the curriculum toeach institution up to 2006 when the new curriculum of Paraná should be ready.


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