Alunos do Ensino Fundamental investigando no Componente Curricular de Matemática

Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Os projetos de trabalho como forma de organização dos conhecimentos escolares permitemum processo de reflexão e interpretação sobre diferentes informações e procedimentos, estabelecervínculos entre a teoria e o cotidiano, contextualizar o estudo da Matemática, gerar um trabalhointerdisciplinar, educar pela pesquisa e modificar a organização do currículo escolar tradicional. Oprojeto de trabalho “Matemática Viva”, foco deste artigo, foi aplicado em turmas de 8ª série doEnsino Fundamental, no Componente Curricular de Matemática, e foi planejado e executado emconjunto, alunos e professor/pesquisador, objetivando alcançar essas metas.

The work projects as a way of organizing the scholastic knowledge, allow a reflection andinterpretation process about different information and procedures, establish links between the theoryand practice, contextually the study of Mathematics, generate an interdisciplinary work, teach throughsearching, and modify the organization of the traditional scholar curriculum. The work project “MatemáticaViva”, focus of this article, was applied tho the elementary 8th grade groups, and was plannedand fulfilled together, students and teacher researched, aiming to reach these purposes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.