A Modelagem Matemática Crítica nos Cursos de Formação de Professores de Matemática /Critical Mathematical Modeling in the Development of Mathematics Teachers

Milton Rosa, Frederico da Silva Reis, Daniel Clark Orey

Resumo


A modelagem matemática vem se constituindo em uma das mais importantes linhas de
pesquisa para os processos de ensino e aprendizagem em Matemática. Este artigo teórico tem como propósito apresentar uma sugestão de trabalho com a modelagem matemática em sua dimensão crítica, nos cursos de formação dos professores. Dessa maneira, esse  trabalho aponta algumas razões para um ensino de Matemática voltado para a solução de problemas do mundo real, com a utilização da modelagem matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem que valoriza e possibilita a conexão entre a Matemática e a realidade. Entretanto, esse aspecto não se reflete na prática docente dos professores de Matemática. Nessa perspectiva, a revisão de literatura mostra que a modelagem matemática em sua perspectiva crítica pode contribuir para a formação crítico-reflexiva de professores e para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por parte dos alunos.

Mathematical modeling is becoming one of the most important lines of research for the processes of the teaching and learning of Mathematics. This theoretical paper presents a suggestion to work with mathematical modeling in their critical dimension in teacher training courses. Thus,
this work points out some reasons for teaching and learning of  Mathematics aimed at solving real world problems using mathematical modeling as a methodology for teaching and learning that values and enables the connection between Mathematics and reality. However, this aspect is not reflected in teaching practices by Mathematics teachers. From this perspective, the literature review shows that the mathematical modeling in its critical perspective can contribute to the formation of critical and reflective teachers and presents us with opportunities for meaningful learning of mathematical concepts by students.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Milton Rosa, Frederico da Silva Reis, Daniel Clark Orey

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.