O Sequenciamento do Ambiente de Modelagem Matemática a partir do Contato com Materiais Curriculares Educativos / The Sequencing of the Mathematical Modeling Environment from Having Contact with Educational Curriculum Materials

Maiana Santana da Silva, Jonei Cerqueira Barbosa, Andreia Maria Pereira de Oliveira

Resumo


Neste artigo, nosso propósito foi analisar como professores iniciantes recontextualizammateriais curriculares educativos sobre modelagem matemática em termos do sequenciamentonas práticas pedagógicas. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio daobservação, entrevistas e documentos, sendo analisados à luz de construtos da teoria dos códigos deBasil Bernstein (2000). Os resultados sugerem que as decisões do professor sobre os componentesdo sequenciamento estão alinhadas a princípios da prática pedagógica, mesmo as que não estãoprevistas nos materiais curriculares educativos.

In this paper, our goal was to analyse how beginning teachers recontextualise educativecurriculum materials on mathematical modelling into their pedagogic practices in terms ofsequencing. Qualitative data were collected through observation, interview and documents, and they were analysed in light of constructs from Basil Bernstein’s theory of codes. The findingssuggest that teachers’ decisions on the components of sequencing are lined up with principles ofthe pedagogical practice, even if they are not expected in educative curriculum materials.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Maiana Santana da Silva, Jonei Cerqueira Barbosa, Andreia Maria Pereira de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.