Influências do Pibid para a Base de Conhecimentos Docentes de Graduandos da UFABC

Pablo Micael Araújo Castro, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal

Resumo


Pesquisadores têm defendido a profissionalização docente, sendo a construção de um conhecimento base um dos passos necessários. Dentre estes pesquisadores ressaltamos Shulman, que propôs sete conhecimentos base para o professor, destacando, dentre eles, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, da sigla em inglês), um conhecimento específico do professor. Nesta perspectiva da profissionalização, uma ação conjunta de órgãos brasileiros instituiu o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), um programa voltado principalmente para os licenciandos, que tem como um dos principais objetivos a valorização da atividade docente. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Pibid da Universidade Federal do ABC (UFABC), subprojeto Química, para o estímulo, mobilização e/ou manifestação da base de conhecimentos para a docência de graduandos dessa instituição. Durante o período em que o subprojeto foi acompanhado, uma atividade sobre ludismo foi desenvolvida. Tal proposta tinha como objetivo a elaboração de uma atividade lúdica por parte dos bolsistas do Pibid, com uma posterior aplicação da mesma. Os dados foram coletados por meio de registros audiovisuais e relatos escritos e orais dos alunos. Posteriormente, foram submetidos a uma análise categorial (Bardin, 2011), utilizando como categorias os domínios do conhecimento e manifestações do PCK propostos por Rollnick et al. (2008). Nossos resultados indicam que alguns domínios de conhecimento foram estimulados e mobilizados, porém não foi suficiente para sobrepor as deficiências no conhecimento do tema, o que resultou em um PCK deficiente.


Palavras-chave


Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Formação Inicial; Pibid.

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