A Formulação das Estratégias Utilizadas pelos Alunos no Ambiente de Modelagem Matemática / The Formulation of Strategies Used by Students in Mathematical Modeling Environment

Marcelo Leon Caffé de Oliveira

Resumo


Neste trabalho, analiso como as estratégias utilizadas pelos alunos são formuladas durantea implementação de atividades de modelagem matemática. Utilizei uma abordagem qualitativade pesquisa, coletando os dados através da observação de um grupo de estudantes da 8ª série doEnsino Fundamental de uma escola pública estadual de Conceição do Jacuípe, Bahia. A análisedos dados sugere que a formulação das estratégias está associada à maneira como a interação entreo professor e os alunos acontece e ao fato do tema da atividade de modelagem matemática fazerreferência ao cotidiano dos estudantes.

In this paper I analyze how the strategies used by students are made during the implementationof mathematical modeling activities. I used a qualitative research approach, collecting data throughobservation of a group of students from the 8th grade of elementary school to a state school ofConceição do Jacuípe, Bahia. The data analysis suggests that the formulation of strategies is relatedto how the interaction between teacher and students happens and the fact that the theme of theactivity of mathematical modeling to refer to the daily lives of students.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Marcelo Leon Caffé de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.