As situações-problema na aprendizagem dos processos de divisão celular / Problem situations in learning cell division processes

Sirley Pereira Carneiro, Rossano André Dal-Farra

Resumo


Nos últimos anos, os professores da educação básica têm enfrentado inúmeros obstáculos, seja pela dificuldade de acompanhar o célere desenvolvimento científi co em determinadas áreas, seja pelo desafio de realizar a transposição didática de temas complexos ou, ainda, pela necessidade de desenvolver práticas pedagógicas contextualizadas que proporcionem a aprendizagem significativa. Mormente no Ensino de Ciências e de Biologia, as inter-relações entre as questões teóricas e as vivências do dia a dia muitas vezes podem ser fatores decisivos para que os alunos e a comunidade adotem hábitos e práticas que promovam a saúde e a cidadania. Cientes destas premissas, este estudo teve como objetivo analisar a utilização de situações-problema no ensino da divisão celular, construindo um processo de ensino e aprendizagem com  estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, comparando esta estratégia com a avaliação de “assinalar alternativas”. No total, 82 estudantes responderam aos instrumentos avaliativos, sendo as respostas analisadas por meio da interpretação e da classifi cação em corretas e incorretas, assim como pela aplicação do Teste Binomial para verificar a significância estatística dos acertos. Os resultados demonstraram que em  determinados tópicos, especialmente em relação à mitose, a utilização de situações-problema proporcionou um maior entendimento por parte dos estudantes, principalmente pelo maior número de informações disponíveis que favoreceram a análise dos casos pelos alunos. Entretanto, em relação à meiose e principalmente no que tange à recombinação genética, houve muita difi culdade na compreensão dos mecanismos celulares e das implicações destes na produção de gametas geneticamente diferentes, sendo a interpretação das questões o principal entrave relatado pelos
alunos que participaram deste estudo, indicando a complexidade  envolvida em tais processos de aprendizagem e proporcionando subsídios para a realização de práticas pedagógicas significativas para a formação de professores.

In recent years, elementary school teachers have been faced with numerous obstacles,either due to the diffi culty to follow the fast scientifi c development in determined areas or tothe challenge in conducting the didactic transposition of complex themes – apart from the needto develop context-based pedagogical practices that promote meaningful learning. Especially in the teaching of Sciences and Biology, the inter-relationships between theoretical issues andeveryday experiences may often represent decisive factors concerning the adoption of habitsand practices that promote health and citizen values by students and the broader community.In this scenario, the present study analyzes the use of problem situations in the teaching of celldivision to develop a teaching and learning process together with students of senior high 11thgrade. The strategy developed was analyzed in comparison to the “tick the correct answer”approach. In total, 82 students answered the evaluation instruments. Answers were analyzed byinterpretation and classifi cation of answers as correct or wrong, as well as the application of theBinomial Test to verify statistical signifi cance of correct answers. The results show that, the use ofproblem situations afforded students a better understanding of certain topics, especially mitosis,mainly due to greater body of information available and that favored case analysis. However,concerning meiosis and above all genetic recombination, students revealed considerable diffi cultyto understand cell mechanisms and the related implications in the production of geneticallydistinct gametes. The interpretation of questions was the main obstacle reported, pointing to thecomplexity surrounding these teaching processes and promoting the development of meaningfulpedagogical practices in teachers’ education.


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