A Engenharia Didática em Articulação com a Teoria das Situações Didáticas como Percurso Metodológico ao Estudo e Ensino de Matemática

Arlem Atanazio dos Santos, Francisco Regis Vieira Alves

Resumo


Neste artigo, apresentamos as duas primeiras etapas, de organização de nossa pesquisa de Mestrado Acadêmico, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PGECM, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Assim, referendados nas orientações da Engenharia didática (ED), como metodologia de pesquisa, em associação, com a Teoria das Situações didáticas (TSD), como metodologia de ensino; realizamos inicialmente, uma análise prévia, caracterizada pela análise didática e epistemológica, do objeto histórico matemático em estudo, no caso, a sequência de Fibonacci (SF); caracterizando a identificação e descrição de algumas propriedades do seu processo de generalização e extensão. Fundamentados, nas propriedades elencadas, definimos nas fases de concepção e análise a priori, os contextos, objetivos e as hipóteses didáticas; bem como orientados pelas etapas da TSD, apresentamos os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos, nas quatro situações problemas organizadas, com fins a experimentação.


Palavras-chave


Engenharia Didática. Teoria das Situações Didáticas. Sequência de Fibonacci.

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