A Engenharia Didática em Articulação com a Teoria das Situações Didáticas como Percurso Metodológico ao Estudo e Ensino de Matemática
Resumo
Neste artigo, apresentamos as duas primeiras etapas, de organização de nossa pesquisa de Mestrado Acadêmico, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PGECM, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Assim, referendados nas orientações da Engenharia didática (ED), como metodologia de pesquisa, em associação, com a Teoria das Situações didáticas (TSD), como metodologia de ensino; realizamos inicialmente, uma análise prévia, caracterizada pela análise didática e epistemológica, do objeto histórico matemático em estudo, no caso, a sequência de Fibonacci (SF); caracterizando a identificação e descrição de algumas propriedades do seu processo de generalização e extensão. Fundamentados, nas propriedades elencadas, definimos nas fases de concepção e análise a priori, os contextos, objetivos e as hipóteses didáticas; bem como orientados pelas etapas da TSD, apresentamos os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos, nas quatro situações problemas organizadas, com fins a experimentação.
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Direitos autorais 2017 Arlem Atanazio dos Santos, Francisco Regis Vieira Alves

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eISSN: 2178-7727
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