Categorias das ações didáticas do professor de Matemática em sala de aula

Edelaine Cristina de Andrade, Sergio de Mello Arruda

Resumo


Este artigo traz alguns resultados obtidos em uma investigação direta das atividades desenvolvidas em sala de aula por dois professores de Matemática do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizou a análise textual discursiva para a organização e interpretação dos dados, os quais foram coletados por meio de gravação em áudio e vídeo e notas de campo, e um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser construídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado. Das análises emergiram quatro categorias de ação: Burocrático-Administrativa (BAd), Espera (Esp), Explica (Exp) e Escreve (Esc). Foi possível perceber que a ação do professor é complexa e múltipla, e que os docentes, em geral, perderam muito tempo com ações do tipo BAd, consideradas, de certa forma, ações preliminares ao ato de ensinar.

Palavras-chave


Ação docente. Professor de Matemática. Saberes docentes. Matriz 3x3.

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