Provinha Brasil de Matemática: uma comparação dos resultados dos Testes 1 e 2 em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre/RS

Fabíola Maria Arioli Tomasi, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Resumo


Este artigo apresenta uma comparação das questões e dos descritores abordados nos Teste 1 e 2 da Provinha Brasil de Matemática, realizada no ano de 2015. O artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que teve como problema: “Quais as questões e os descritores da Provinha Brasil de Matemática de 2015 que se apresentaram como mais fáceis e mais difíceis pelos resultados dos Testes 1 e 2 realizados com o 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de São Leopoldo/RS”. A pesquisa teve uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, sendo o método para a coleta de dados e sua posterior análise caracterizada como método misto. Dos Testes 1 e 2, 328 foram utilizados nas análises comparativas, tanto quantitativas quanto qualitativas, pois disponibilizaram os resultados da Provinha Brasil mediante o preenchimento adequado das fichas de correções que acompanharam o kit de aplicação. As questões e os descritores desta comparação estão relacionados aos eixos da Matriz de Referência, sendo eles: Números e Operações, Grandezas e Medidas, Geometria e Tratamento da Informação. Ao se identificar os três descritores e as questões que foram de maior dificuldade para os alunos nos Testes em 2015, pode-se inferir que deva haver mais possibilidades de intervenções pedagógicas na resolução de problemas aditivos (adição e subtração) e multiplicativos (multiplicação e divisão), principalmente considerando a diversidade das categorias semânticas; assim como, maior investimento em intervenções que considerem a construção das noções de tempo em diferentes sistemas de medidas.


Palavras-chave


Ensino Fundamental. Provinha Brasil de Matemática. Questões. Descritores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Fabíola Maria Arioli Tomasi, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Lamentamos informar que, a partir de dezembro de 2023, a revista Acta Scientia não estará mais aceitando submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.