As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a Aids nos livros didáticos para o ensino fundamental no Brasil: abordagens e implicações educacionais / Sexually Transmitted Diseases and Aids in science textbooks forbasic school in Brazil: Approaches and

Paulo Henrique Nico Monteiro, Nelio Bizzo, Ana Maria Santos Gouw

Resumo


Os conteúdos relacionados à saúde humana fazem, tradicionalmente, parte dos livros didáticosde Ciências no Ensino Fundamental (EF) no Brasil, assim como em muitos países. Quanto à situaçãode saúde dos indivíduos ou populações, existem basicamente duas maneiras de se compreender oprocesso saúde-doença, que diferem entre si quanto à importância dada pelos fatores que infl uenciam edeterminam esse processo. A primeira enfatiza os aspectos naturais da relação entre o agente etiológico,o hospedeiro e o ambiente, a partir da ideia de tríade epidemiológica ou ecológica, confi gurando adenominada perspectiva biomédica. A segunda perspectiva aponta que as condições construídashistoricamente determinam a situação de saúde dos indivíduos e grupos, compreendendo a saúdecomo um processo determinado socialmente. Este artigo apresenta os resultados de um estudo quebuscou investigar quais dessas perspectivas estão mais presentes nos livros didáticos aprovados peloPrograma Nacional do Livro Didático em 2008 (PNLD 2008) para as séries fi nais do EF, quando daapresentação dos temas relacionados às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e à infecção peloHIV/Aids. Os dados apontam que há uma predominância de conteúdos relacionados à descrição dadoença e do ciclo do agente, confi gurando assim o predomínio da perspectiva biomédica. Ao mesmotempo, apontam que existe a preocupação com o desenvolvimento de atitudes de prevenção e com adiscussão de aspectos culturais relacionados a esses agravos.

Traditionally the content related to human health is included in the textbooks of Science inBasic Education (BE) in Brazil, as in many countries. As for the health situation of individuals or populations, there are basically two ways that seek to understand the health-disease process thatdiffer in the importance given by the factors that infl uence and determine the process. The fi rstone emphasizes the natural aspects of the relationship between agent, host and environment, fromthe idea of epidemiological or ecological triad, confi guring the so-called biomedical perspective.The second perspective shows that the conditions built historically determine the health status ofindividuals and groups, setting up health as a process of social determination (social constructionof health). We sought to investigate which perspectives are emphasized in the textbooks approvedby the National Textbook Program in 2008 (PNLD 2008) for the fi nal series of the BE, on thepresentation of the issues related to Sexually Transmitted Diseases (STD) and HIV/Aids. Dataindicates that there is a predominance of content related to the description of the disease and thecycle of the etiologic agent, setting thus a predominance of the biomedical perspective. At thesame time, there are indications that there is a concern with the development of attitudes towardsprevention and the discussion of cultural aspects related to these diseases.


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