Aspectos da Identidade Docente em Licenciandos de Matemática no Contexto do PIBID

Angela Meneghello Passos, Roberta Negrão de Araújo, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Resumo


Nesta pesquisa de cunho qualitativo a intenção foi a de evidenciar aspectos que influenciam a formação da identidade do futuro professor de Matemática no contexto do PIBID. Os dados foram coletados, por meio de entrevistas, com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná que também eram bolsistas do PIBID. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como método de coleta e análise dos dados. Entre os resultados encontrados pode-se evidenciar a forte relação pessoal dos depoentes com a Matemática, o que é perceptível na fala dos envolvidos, sobretudo pelo papel de referência que professores dessa disciplina tiveram em sua trajetória escolar (educação básica). Os envolvidos registraram a relevância do PIBID em sua formação e atribuem ao programa a oportunidade de definir os critérios para a caracterização de um bom professor. Pelos dados também se identificou que, apesar das experiências vividas, a posição do estudante (licenciando) ainda é a de um aprendiz da docência. Acredita-se que isso se deve à não finalização do curso e de ainda não terem atuado como docentes profissionalmente.

Palavras-chave


Identidade Docente; PIBID; Formação Inicial de Professores de Matemática. Análise Textual Discu;siva.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Angela Meneghello Passos, Roberta Negrão de Araújo, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIO

Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

Editors
M. Cinta Muñoz-Catalán University of Seville (Spain)
M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

Submit your paper to Acta Scientiae Journal with the following general characteristics and timetable:

  • Mention of submission to this Special Issue
  • Language: Papers are accepted only in English
  • Deadline for Manuscript Submission: November 30, 2020
  • Publication Date: December 2021 Special Issue (Vol. 23)

Further information, including instructions for authors and subscription information, can be found here.

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 8

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.