Percepções sobre a Natureza da Ciência e o papel do Cientista de estudantes do Ensino Médio

Jober Vanderlei de Vargas Machado, Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos

Resumo


A alfabetização científica é uma das principais preocupações das atuais políticas públicas educacionais, porém para promovê-la não apenas deve-se ensinar ciências, mas ressaltar a importância da ciência na sociedade, destacando sua natureza e como esta é produzida. Estudantes trazem concepções de ciência agregadas à melhoria de tecnologia e das condições de vida das pessoas e também visões estereotipadas de cientistas, possivelmente promovidas pela mídia. Esse trabalho teve como objetivo avaliar as concepções que alunos do Ensino Médio possuem sobre ciência e o papel do cientista na produção de novos conhecimentos, comparando suas concepções antes e após realizarem atividades destinadas a promoção da autonomia para a pesquisa. Após participarem de todas as atividades, a maioria dos estudantes modificou sua opinião tanto quanto à visão de ciência quanto à visão do cientista, considerando que a ciência tem como principal objetivo realizar pesquisas para que novos conhecimentos sejam produzidos e o cientista tendo o papel da promoção dessa busca, com a responsabilidade de apresentar esses dados para a sociedade. Esse trabalho demonstra a necessidade de serem realizadas atividades voltadas à iniciação científica dos educandos, sendo relevantes para a formação de cidadãos críticos e atuantes no processo de tomada de decisões.

Palavras-chave


Concepções de Alunos sobre Ciência; Natureza da Ciência; DAST; Alfabetização Científica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Jober Vanderlei de Vargas Machado, Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.