Recentes avanços nas pesquisas com métodos mistos: Aplicações nas áreas de educação e ensino

Rossano André Dal-Farra, Michael D. Fetters

Resumo


As potencialidades das pesquisas quantitativas e qualitativas têm sido demonstradas ampla e profundamente nas últimas décadas nos âmbitos do ensino e da educação gerando resultados e reflexões que proporcionam o aprimoramento dos processos educativos em diferentes áreas do conhecimento. Mais recentemente, o caráter complexo dos fenômenos estudados nestas áreas tem demonstrado que as abordagens que integram coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos caracterizando as Pesquisas com Métodos Mistos são de elevada proficuidade e representam caminhos inovadores para as práticas de pesquisa nestes campos do conhecimento. Diante de tais premissas, o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os recentes avanços das Pesquisas com Métodos Mistos e suas aplicações nas áreas de Educação e Ensino, especialmente com o foco nos processos de integração entre os componentes quantitativos e qualitativos.

 


Palavras-chave


Educação, Ensino, Métodos Mistos, Pesquisa Científica, Metodologia da Pesquisa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Rossano André Dal-Farra, Michael D. Fetters

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.