Práticas etnomatemáticas de agricultores do Douro: das vinhas ao olival

Eduardo Salta, Paula Maria Machado Cruz Catarino

Resumo


Este artigo refere-se a atividades desenvolvidas com os alunos de duas turmas de uma Escola Profissional, situada em plena “Região Demarcada do Douro”, onde foram testados alguns conceitos matemáticos usados nesta região por parte de agricultores em dois tipos de plantações. Trata-se, concretamente, das plantações da videira e da oliveira que ocupam milhares de hectares desta região, a mais antiga região demarcada do mundo e que é considerada, desde dezembro de 2001, “Património Mundial da Humanidade”. As atividades apresentadas são parte integrante de um trabalho que foi apresentado pelo primeiro autor no âmbito de uma unidade curricular (semestral) do plano de estudos do Curso de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal. O estudo consistiu primeiro numa breve pesquisa acerca de alguns conceitos matemáticos usados nesta região portuguesa relacionados com as plantações referidas e, posteriormente, houve uma verificação dos mesmos por parte dos alunos do 1º A e do 3º B da Esprodouro-Escola Profissional do Alto Douro com a sua deslocação a terrenos próximos da Escola. Este artigo é mais um exemplo de como elementos culturais podem dar o mote para atividades matemáticas no ensino.


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