A Percepção de Professores de Matemática Sobre a Lousa Digital

Marco Aurélio Kalinke, Cristiane Straioto Diniz

Resumo


Entre os estudos que têm sido realizados sobre os impactos que as tecnologias podem causar nos processos educacionais, este tem a intenção de socializar as constatações obtidas a partir de uma pesquisa que buscou analisar qual a visão de professores de Matemática da rede estadual do Paraná que participaram de um curso de formação, na busca de uma compreensão da sua percepção sobre a Lousa Digital. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida no ano de 2015 com dez professores de Matemática da Área Metropolitana Norte de Curitiba que participaram do curso para uso destas lousas. Foi utilizado um roteiro semiestruturado, gravação e posterior transcrição, com análise do material coletado realizada segundo a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que apenas um dos entrevistados usou a lousa e que, entre as dificuldades indicadas pelos que não a utilizaram estão a falta dos equipamentos na escola, a inexistência de uma sala específica para seu uso e de um técnico para auxiliar com eventuais dificuldades. Apesar de afirmarem estar preparados tecnicamente os professores indicam a necessidade de um preparo pedagógico que exige mudanças de posturas e novas metodologias para as quais ainda não se sentem seguros.

Palavras-chave


Lousa Digital. Recurso Pedagógico. Professores de Matemática. Formação.

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Direitos autorais 2017 Marco Aurélio Kalinke, Cristiane Straioto Diniz

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