A Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma Hermenêutica

Tiago Emanuel Klüber, Carla Melli Tambarussi

Resumo


A investigação aqui apresentada faz parte do projeto de pesquisa: Modelagem Matemática na Educação Matemática: Metapesquisa e Formação de professores. Nessa investigação nos dedicamos a refletir sobre duas categorias estabelecidas nesse projeto. Essas categorias dizem da formação de professores em Modelagem Matemática e foram interpretadas sob a interrogação: O que se revela sobre a formação de professores em Modelagem na Educação Matemática, a partir dos artigos publicados na VII CNMEM e no V SIPEM? A postura de pesquisa assumida é a fenomenológica, a partir da qual buscamos desvelar aquilo que se mostra do fenômeno: formação de professores em Modelagem. As interpretações mostram, dentre outros aspectos, que os professores, ao mesmo tempo, que apresentam interesse em utilizar a Modelagem em sala de aula, ainda se sentem inseguros ao implementar essa tendência em suas práticas pedagógicas. 


Palavras-chave


Tendência em Educação Matemática; Pesquisa Qualitativa; Fenomenologia;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Tiago Emanuel Klüber, Carla Melli Tambarussi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.