Gamificação aplicada no ensino de Física: um estudo de caso no ensino de Óptica Geométrica

João Batista da Silva, Gilvandenys Leite Sales

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da gamificação no ensino de física, e analisar qual a percepção dos alunos a respeito dessa metodologia ativa no processo de ensino dessa disciplina. Inicialmente foi realizada uma pesquisa na literatura de trabalhos que implementaram a gamificação no ensino de Física no Brasil, o que revelou uma enorme carência de trabalhos empíricos na área. A partir das necessidades encontradas foi implementada a gamificação no processo de ensino de Física na sala de aula. Os resultados da pesquisa confirmam as contribuições apontadas na literatura acerca dessa metodologia como envolver, engajar e motivar os alunos para promover aprendizagem e resolver problemas. Além disso, verificou-se que na percepção dos alunos a metodologia ativa aplicada contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos de Física, e que essa metodologia nunca foi aplicada anteriormente por nenhum professor de Física, ou de outra disciplina.


Palavras-chave


Ensino de Física; Óptica geométrica; Gamificação; Metodologias ativas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 João Batista da Silva, Gilvandenys Leite Sales

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.