Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais: a elaboração da Lei dos Senos mediada pelo software GeoGebra

Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak, Celine Maria Paulek, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe

Resumo


Este artigo discute elementos potenciais que conferem ao software GeoGebra o papel de mediador da aprendizagem num contexto de desenvolvimento de uma tarefa de natureza exploratória envolvendo a lei dos senos. Trata-se de uma análise qualitativa de cunho interpretativo envolvendo a elaboração da tarefa e relatórios de aula de 15 alunos de um curso de licenciatura em Matemática. Os resultados evidenciam que as construções/representações interativas e dinâmicas estimulam o pensamento reflexivo e a relação entre conceitos, favorecendo reflexões acerca dos (des)conhecimentos dos alunos e relações matemática. Contudo, o estudo revela certa dificuldade no reconhecimento da tecnologia como ferramenta de ensino que demandam problematizações assentes em aspectos pedagógicos a esta relacionados.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais. Trigonometria. Aprendizagem Exploratória.

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3186

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Direitos autorais 2018 Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak, Celine Maria Paulek, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe

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