Educação Escolar Indígena e Educação Matemática: Um estudo na Comunidade Indígena Serra da Moça

Luzia Voltolini, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Este artigo apresenta resultados de um estudo conduzido na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, localizada na Comunidade Indígena Serra da Moça, em Boa Vista, Estado de Roraima – Brasil, com o objetivo de investigar possibilidades de constituição de um currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, no âmbito da Educação Escolar Indígena, o qual articule necessidades, interesses e aspectos da cultura dos povos indígenas, bem como o atendimento às determinações legais. Teoricamente, a investigação, base de uma tese de doutorado em andamento, toma como referência os aportes da Etnomatemática, Socioepistemologia e da Educação Matemática Crítica e, metodologicamente, se insere em uma perspectiva qualitativa seguindo os pressupostos da pesquisa etnográfica. Destacam-se, aqui, dados e análises na perspectiva da Etnomatemática e da Socioepistemologia, referentes à realização de Projetos de Aprendizagem, junto a estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental da escola da Comunidade, como possibilidade de articular o desenvolvimento de conceitos e procedimentos próprios da Matemática a conhecimentos e saberes que emergem do cotidiano ou que fazem parte da cultura local. Resultados apontam para a relevância e pertinência do desenvolvimento de uma matemática escolar a qual considere e valorize o ambiente sociocultural e os saberes próprios da Comunidade, como possibilidade para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Escolar Indígena.


Palavras-chave


Educação Escolar Indígena; Etnomatemática; Socioepistemologia; Educação Matemática.

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