A Transposição Didática do Conteúdo Equilíbrio Químico Molecular

Priscila do Nascimento Silva, Flávia Cristiane Vieira da Silva, José Euzebio Simões Neto

Resumo


A noção de transposição didática pode ser entendida como o conjunto de modificações impostas a determinado saber na sua transformação de objeto científico para objeto de ensino, ou seja, da esfera acadêmica para a esfera escolar. Existem duas etapas na transposição didática, a externa, que transforma o saber científico em saber a ser ensinado, e a interna, responsável pela modificação do saber a ser ensinado para produzir o saber ensinado. Nesse trabalho, observamos as modificações que buscam didatizar o saber equilíbrio químico molecular, a partir da análise da transposição didática externa utilizando livros didáticos. Em seguida, procuramos identificar a relação ao saber de dois professores do Ensino Médio a partir de entrevistas, e, por fim, registramos em áudio e vídeo as aulas de um dos professores para análise da transposição didática interna.  Os resultados apontam para um número grande de supressões, mas também a ocorrência de acréscimos, deformações e criações didáticas. Algumas modificações foram identificadas na entrevista e na análise da sala de aula, relacionadas a processos como desincretização, programabilidade e despersonalização/repersonalização na construção do novo texto do saber.


Palavras-chave


Transposição Didática. Equilíbrio Químico Molecular. Novo Texto do Saber.

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Direitos autorais 2017 Priscila do Nascimento Silva, Flávia Cristiane Vieira da Silva, José Euzebio Simões Neto

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