A Temática dos Agrotóxicos: uma análise em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2015
Resumo
O foco deste trabalho centra-se em analisar como a temática dos agrotóxicos é explorada nos livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Foram analisadas as quatro coleções aprovadas e utilizadas nas escolas brasileiras. As coleções foram analisadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram três categorias analíticas, a saber: agrotóxicos à luz de discussão históricas; agrotóxico e as relações CTS e agrotóxicos para desenvolver aspectos conceituais. As discussões de cunho histórico envolvendo os agrotóxicos apresentam principalmente o histórico do DDT. Os aspectos sociais e econômicos surgem durante os textos, mas as discussões são mais focadas nos impactos ambientais provocados pelos pesticidas. Já a abordagem dos aspectos conceituais se dá principalmente pela apresentação conceitos químicos com pouca interlocução com contextos mais amplos em especial o social.
Palavras-chave
Agrotóxicos; Livro Didático; Enfoque CTS
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PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3447
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