O Trabalho Pedagógico com Situações-problema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Perspectiva Construtivista

Karla Pereira Rutz, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fabiane Ferreira da Silva

Resumo


A questão que nos mobiliza nesse artigo, reside em compreender como se organiza o trabalho pedagógico em uma sala de aula, de uma turma do 5º ano, a partir de situações-problema (SP). Para isso, apostamos na realização de uma pesquisa participante. Os dados coletados foram gravados durante o desenvolvimento de cinco atividades realizadas, sendo elas denominadas: Expressões, Nutrientes, Localização, Diferença e Alimentação. As atividades foram trabalhadas pela professora pesquisadora com os alunos, por meio de SP. A professora pesquisadora utilizava, durante as atividades, um diário para registro das suas observações sobre o trabalho desenvolvido. Os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo, que nos possibilitou a emergência de duas categorias: (A) Características do trabalho pedagógico com SP, e (B) Cooperação no grupo a partir das SP. Na categoria (A), evidenciamos que as práticas organizadas por SP propiciam a utilização de diferentes recursos, a socialização de descobertas, o envolvimento pessoal do estudante, a resolução de um obstáculo, o levantamento de hipóteses, a compreensão de fenômenos, entre outros que convergem para uma prática sustentada em um modelo pedagógico relacional de epistemologia construtivista. Já a categoria (B) nos possibilitou compreender que a cooperação entre os alunos, propiciada pelas SP, configura-se como um espaço para a construção e a reconstrução de diversos saberes. A cooperação contribuiu para o desenvolvimento da autonomia moral, bem como para o desenvolvimento de uma postura mais solidária nos estudantes.

Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; Situação-problema; Interação; Cooperação

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3485

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