A Construção de Conceitos sobre a Estrutura e a Fisiologia Celular por meio de Mapeamento Conceitual

Airton José Vinholi Junior, Shirley Takeco Gobara

Resumo


Analisamos a utilização de Mapas Conceituais como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação de situações didáticas ligadas ao conteúdo de citologia. Utilizaremos resultados de uma tese de doutorado que envolveu 56 estudantes de um curso técnico em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Ponta Porã. O conteúdo de biologia celular da sequência didática foi discutido por mapas conceituais de referência para que servissem, posteriormente, como balizador na avaliação dos mapas conceituais construídos pelos estudantes ao final do processo de intervenção. Inicialmente, os estudantes foram convidados a trabalhar com mapas-teste, a fim de aprenderem a técnica em temáticas diversas e não necessariamente relacionados ao conteúdo biológico. Os critérios de análise dos mapas conceituais foram baseados nos princípios programáticos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa de Ausubel.  Os resultados evidenciaram a ocorrência dos processos cognitivos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa e uma evolução cognitiva dos conceitos de citologia apresentados pelos alunos que participaram desse estudo. 


Palavras-chave


Mapas conceituais. Citologia, Aprendizagem Significativa.

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Direitos autorais 2017 Airton José Vinholi Junior, Shirley Takeco Gobara

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

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  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

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Conceito A1 na Capes(2019)

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