Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma Breve Revisão

Fabricio Luís Lovato, Angela Michelotti, Elgion Lucio da Silva Loreto

Resumo


Historicamente, os métodos tradicionais de ensino visualizaram o professor como uma figura de poder sobre o aluno. Mas mudanças de percepção no processo de ensino-aprendizagem têm ocorrido com a introdução das chamadas 'metodologias ativas de aprendizagem'. Essas são metodologias em que o aluno se torna o protagonista central. Suas aplicações permitem o desenvolvimento de novas competências, como a iniciativa, a criatividade, a criticidade reflexiva, a capacidade de autoavaliação e a cooperação para se trabalhar em equipe. O professor atua como orientador, supervisor e facilitador do processo. O presente artigo objetiva ser uma breve introdução ao histórico, fundamentos e classificações das metodologias ativas de aprendizagem.


Palavras-chave


Metodologias Ativas de Aprendizagem; Processo de Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Cooperação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Fabricio Luís Lovato, Angela Michelotti, Elgion Lucio da Silva Loreto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.