A representação das reações redox através das imagens em livros didáticos brasileiros de química

Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandez

Resumo


Este artigo apresenta uma análise dos recursos visuais utilizados no conteúdo de reações redox, dos livros didáticos de química brasileiros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2015 e dos Cadernos do Estado de São Paulo. Os dados foram analisados de acordo com categorias propostas na literatura, a saber, sequência didática, iconicidade, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais além dos três níveis representacionais para o conhecimento químico, macroscópico, submicroscópico e simbólico. Os resultados denotam que os livros apresentam o predomínio de fotografias assumindo função meramente figurativa e desconectadas do texto principal, sendo a maioria sem etiquetas verbais. Os dados confirmam a priorização de dois níveis de representação: macroscópico e/ou simbólico. Ressalta-se a importância do cuidado ao inserir ilustrações nos livros didáticos, devido à sua influência na construção de conceitos, em particular, o conceito redox.


Palavras-chave


Ensino de química; Reações redox; Livros didáticos; Imagens

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3738

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