Filmes utilizados no ensino de ciências e as possibilidades de discussões sobre a natureza da ciência

Amanda Berk De Queiroz, Marcelo Borges Rocha

Resumo


A utilização do cinema no ensino é um mecanismo que traz recursos diversificados para a realidade de sala de aula possibilitando ao aluno uma visualização mais ampla de determinados conteúdos. Esse artigo é fruto de uma tese que investiga as potencialidades e os limites do uso dos filmes como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Em um levantamento realizado em periódicos da área foram identificados 11 artigos que citam 31 filmes diferentes utilizados por docentes. A maioria concentra-se no gênero de ficção científica. Os filmes muitas vezes expressam conceitos de natureza da ciência que não são retratados de forma aprofundada pelos docentes. Há uma importância na mediação docente no processo de significação dos filmes e na produção de sentido dos mesmos pelo aluno.

Palavras-chave


Filmes; Ciência; Representações sociais

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3788

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