Filmes utilizados no ensino de ciências e as possibilidades de discussões sobre a natureza da ciência

Amanda Berk De Queiroz, Marcelo Borges Rocha

Resumo


A utilização do cinema no ensino é um mecanismo que traz recursos diversificados para a realidade de sala de aula possibilitando ao aluno uma visualização mais ampla de determinados conteúdos. Esse artigo é fruto de uma tese que investiga as potencialidades e os limites do uso dos filmes como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Em um levantamento realizado em periódicos da área foram identificados 11 artigos que citam 31 filmes diferentes utilizados por docentes. A maioria concentra-se no gênero de ficção científica. Os filmes muitas vezes expressam conceitos de natureza da ciência que não são retratados de forma aprofundada pelos docentes. Há uma importância na mediação docente no processo de significação dos filmes e na produção de sentido dos mesmos pelo aluno.

Palavras-chave


Filmes; Ciência; Representações sociais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3788

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Amanda Berk De Queiroz, Marcelo Borges Rocha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.