Resolução de problemas matemáticos aditivos: possibilidades da ação docente / Resolution of Additive Mathematical Problems: Possibilities of the teachers action

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Beatriz Vargas Dorneles

Resumo


Este artigo descreve um estudo experimental que foi realizado nos anos iniciais do EnsinoFundamental de duas escolas, uma pública e outra privada. Com o objetivo de aprimorar o desempenhodos alunos dos anos iniciais na resolução de problemas matemáticos aditivos, implementou-se umprograma de formação continuada junto a um grupo de professores das duas escolas para proporcionara eles avanços no conhecimento do processo de ensino e aprendizagem do campo conceitual aditivo;e construir com eles um programa de ensino que levasse em conta a construção de significados dasoperações de adição e subtração, a compreensão das relações semânticas encontradas nos problemasmatemáticos aditivos, o ensino de procedimentos, de representações e de habilidades metacognitivas. Oestudo não comparou a escola pública e a privada. A pesquisa envolveu a avaliação do desempenho emproblemas aditivos de um total de 320 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desses, 167alunos também participaram de um programa de ensino dos problemas aditivos. No estudo desenvolvido,a maioria das turmas experimentais evidenciou um pico no desempenho em comparação às turmascontrole. A taxa de acertos mais acentuada das turmas experimentais pôde ser explicada pelo programa deformação continuada de suas professoras e pelo programa de ensino proposto a esse grupo de estudantespor intermédio delas, indo ao encontro do que várias pesquisas na área da eficácia escolar atualmenteestão apontando: o professor tem um efeito maior do que anteriormente se pensava no desempenhodo aluno. Os resultados evidenciam a importância de políticas e de ações de formação continuada deprofessores em exercício no próprio âmbito escolar, em que o coletivo dos professores esteja envolvido.Considera-se que mudanças em algumas escolas possam ser um passo inicial para a ampliação detransformações que atinjam, com o tempo, mais escolas, qualificando o ensino e a aprendizagem edesmitificando a ideia de que o conhecimento matemático só é para alguns.

An experimental study in the Elementary School was developed, and two schools werestudied, a private and a public one. With the objective to improve the performance of the pupils in the resolution of additive mathematical problems, a program of continued formation for agroup of teachers from the two schools was implemented to provide advances in the knowledgeof the teaching and learning processes related to the additive conceptual field; to construct withthese teachers an educational program that took in consideration the construction of meaningsof the operations of addition and subtraction, the understanding of the semantic relations foundin the additive mathematical problems, the teaching process of procedures, representations andmetacognitive abilities. The study did not compare the public school and the private one, butinvolved the evaluation of the performance in additive problems of a total of 320 students fromthe Elementary School. From these 320, 167 pupils had also joined a program on teaching processof the additive problems. In this study, the majority of the experimental groups evidenced a higherimprovement in their performance in comparison to the control groups. The most relevant rate ofaccuracy on the experimental groups could be explained by the program of continued formationtheir teacher joined, as well as the program of education in which these students took part andwas presented to them by their teachers. All these results are similar to other studies’ results in thearea, which are related to school effectiveness on how the teacher influences more than what waspreviously expected, in relation with the performance of their pupils. These results evidence theimportance of politics and action of continued formation of teachers in their own school and whereall the teachers are involved. Those changes in some schools can be an initial step considering theimprovement of the transformations that will, after a period of time, happen in more schools, whatwill qualify the teaching and the learning processes, what will change the idea that the mathematicalknowledge is only possible for some students.


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