Perfis Epistemológicos dos Livros Didáticos de Física do PNLD de 2018

Renata da Silva Trintin, Luciano Carvalhais Gomes

Resumo


Neste artigo, apresentamos parte dos resultados da dissertação da primeira autora. A pesquisa teve por objetivo analisar alguns livros didáticos de Física avaliados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, com relação aos perfis epistemológicos de Bachelard sobre o conceito de força. Dentre os livros selecionados do PNLD, escolhemos seis que fazem parte da coleção da biblioteca do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (CAP-UEM). A metodologia de análise foi feita seguindo as três etapas da análise de conteúdo propostas por Bardin (1997). As categorias foram identificadas a priori baseadas nos perfis elencados por Bachelard (1978). Verificamos que os livros estão sobrecarregados de imagens e trechos que refletem o perfil Realista. Também há uma quantidade expressiva do perfil Racionalista Clássico.


Palavras-chave


Ensino de Física. Força. Livro Didático. Perfil Epistemológico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3804

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Renata da Silva Trintin, Luciano Carvalhais Gomes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.