Proposta de Estudo de Função Mediada pelo GeoGebra
Resumo
O trabalho aqui apresentado é resultado de uma pesquisa de Mestrado e teve como objetivo verificar se construções dinâmicas no GeoGebra, aplicadas em uma sequência de atividades facilitam a aprendizagem de função. Construções presentes no Imagiciel, um ambiente computacional de pesquisadores franceses, foram reconstruídas no GeoGebra e organizadas em uma sequência de atividades inspiradas na dialética ferramenta-objeto e aplicadas a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Como metodologia foram utilizados elementos da Engenharia Didática. Pela análise das respostas, pela interação entre os alunos e com as construções elaboradas no GeoGebra, em forma de applet’s, verificou-se que as atividades facilitaram a aprendizagem de função, em especial, o de função definida por sentenças em intervalos reais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3831
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Celina A.A.P. Abar, Hércules Nascimento Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.