Different Orientations to Teaching Science and its Relation to the Discursive Interactions

Brunno Carvalho Gastaldo, Pablo Micael Araújo Castro, Paula Homen de Mello, Sérgio Henrique Leal

Resumo


One of the most important models for the Pedagogical Content Knowledge (PCK), proposed by Magnusson and collaborators, has the “Orientation to Teaching Science” (OTS) on the top of the model. Such model has recently received several critiques due to its lack of empirical corroboration. To solve those issues, Wongsopawiro developed a new approach to them. This paper aims to explore the correlation between these two ways to classify the OTS, and its relation to the Discursive Interaction. Through a mixed model approach, a case study was developed with a chemistry pre-service teacher who had his class recorded and coded. The correlation between the codes was verified and showed that Wongsopawiro’s and Magnusson’s orientations possess strong interconnections. Finally, it was possible to establish a relation between Discursive interaction and Goals & Intended Strategies, being the Interactive/Authoritative Approach present above all others.


Palavras-chave


Discursive Interactions; Orientations to Teaching Science; Mixed Model

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3854

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Brunno Carvalho Gastaldo, Pablo Micael Araújo Castro, Paula Homen de Mello, Sérgio Henrique Leal

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.