Contribuição de jogos didáticos à aprendizagem de Matemática Financeira / Educational Games Contribution to Financial Mathematics Learning

Arlei Vaz Rade, Rosana Maria Gessinger, Regina Maria Rabello Borges

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo sobre contribuições de jogosdidáticos para aprendizagem de Matemática Financeira no ensino médio. Esses jogos foram“Corrida Matemática”, “Jogo do Ônibus” e “Mastermática”, criados e desenvolvidos pelo autor.Para obter um suporte teórico a pesquisa apoiou-se em ideias de Jean Piaget, Lev Vigotsky, JohnHuizinga, dentre outros. Os sujeitos foram alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Gravataí, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informações foram coletadas através defotos, entrevistas e questionários e analisadas mediante análise de conteúdo. As informaçõesobtidas foram reunidas em três categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dosobjetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre matemática financeira;dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realização de jogos; sugestões dos alunosquanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podemcontribuir como um poderoso recurso nas aulas de matemática, pois o caráter que o jogo possuicontribui para desenvolver relações positivas entre aluno-jogo, aluno-aluno e aluno-professor,contribuindo ainda para melhorar a relação entre o aluno e a matemática.

This article presents a qualitative research about contributions of educational games toFinancial Mathematics learning in high school. These games were “Race Mathematics”, “Gameof the Bus” and “Mastermate, created and developed by the author. For a theoretical supportresearch relied on the ideas of Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Huizinga, among others. Thesubjects were students in 3rd year at a public high school in Gravataí, Rio Grande do Sul, Brazil.Data were collected through photos, interviews and questionnaires and were analyzed by ContentAnalysis. Collected data were gathered in three categories previously established, bounded fromthe research objectives: positive aspects of the activities with games on financial mathematics, difficulties encountered during classes with the holding of games, suggestions for the developmentof students activities. The research found that games can contribute as a powerful resource in mathclasses, where the quality of play that the game has contributed to develop positive relationshipsbetween student-game, student-student and student-teacher, also contributing towards improvingthe relationship between the student and the mathematics.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Arlei Vaz Rade, Rosana Maria Gessinger, Regina Maria Rabello Borges

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.