Contribuição de jogos didáticos à aprendizagem de Matemática Financeira / Educational Games Contribution to Financial Mathematics Learning

Arlei Vaz Rade, Rosana Maria Gessinger, Regina Maria Rabello Borges

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo sobre contribuições de jogosdidáticos para aprendizagem de Matemática Financeira no ensino médio. Esses jogos foram“Corrida Matemática”, “Jogo do Ônibus” e “Mastermática”, criados e desenvolvidos pelo autor.Para obter um suporte teórico a pesquisa apoiou-se em ideias de Jean Piaget, Lev Vigotsky, JohnHuizinga, dentre outros. Os sujeitos foram alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Gravataí, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informações foram coletadas através defotos, entrevistas e questionários e analisadas mediante análise de conteúdo. As informaçõesobtidas foram reunidas em três categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dosobjetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre matemática financeira;dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realização de jogos; sugestões dos alunosquanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podemcontribuir como um poderoso recurso nas aulas de matemática, pois o caráter que o jogo possuicontribui para desenvolver relações positivas entre aluno-jogo, aluno-aluno e aluno-professor,contribuindo ainda para melhorar a relação entre o aluno e a matemática.

This article presents a qualitative research about contributions of educational games toFinancial Mathematics learning in high school. These games were “Race Mathematics”, “Gameof the Bus” and “Mastermate, created and developed by the author. For a theoretical supportresearch relied on the ideas of Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Huizinga, among others. Thesubjects were students in 3rd year at a public high school in Gravataí, Rio Grande do Sul, Brazil.Data were collected through photos, interviews and questionnaires and were analyzed by ContentAnalysis. Collected data were gathered in three categories previously established, bounded fromthe research objectives: positive aspects of the activities with games on financial mathematics, difficulties encountered during classes with the holding of games, suggestions for the developmentof students activities. The research found that games can contribute as a powerful resource in mathclasses, where the quality of play that the game has contributed to develop positive relationshipsbetween student-game, student-student and student-teacher, also contributing towards improvingthe relationship between the student and the mathematics.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Arlei Vaz Rade, Rosana Maria Gessinger, Regina Maria Rabello Borges

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.