Grupos Colaborativos como Estratégia de Aprendizagem em Aulas de Química / Collaborative Groups as a Strategy of Teaching in Chemistry Classes

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


Este artigo relata uma experiência de ensino, realizada em aulas de Química, na qual os alunosrealizaram atividades em grupos colaborativos com a mediação do professor. São descritas atividadesrealizadas em duplas de alunos, e a avaliação é efetuada de três modos distintos: individual, emduplas e novamente em duplas, mas com o uso de pesquisa em livros e na Internet. Participaramdas atividades alunos (n=42) de ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Osresultados mostram considerável avanço dos alunos em termos de compreensão dos conteúdostratados nas sucessivas avaliações, bem como em termos da autonomia.

This article reports a teaching experience realized in Chemistry classes. Students performedlearning activities in collaborative groups with the mediation of the teacher. Activities are describedin pairs of students, and the evaluation is conducted in three distinct modes: individual, in pairs andin pairs again, but after the consultation in books and on the Internet. Participated in the activitiesstudents (n = 42) of high school from a private school in Porto Alegre, RS. The results showconsiderable improvement in terms of students’ understanding of content treated in successiveevaluations, as well as in terms of autonomy.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.